domingo, 13 de setembro de 2009

Histórias do feriado

Neste Fim de semana prolongado, viajei com três amigas queridas, para o rancho de sua mãe, próximo a cidade de Pirapora, aproveitando a oportunidade pra descansar em um ambiente de pura natureza.
Dentre as companhias, estava lá duas em especial que observei mais atentamente, o Bred e a Lili, respectivamente, um shi-tzo e uma poodle de minhas amigas. Tratados com muito amor e carinho, por suas respectivas "mães" observei e dei dicas pra as mesmas, sobre dois comportamentos que as incomodava.
Primeiro o Bred, segundo relato de minha amiga, toda vez que ele estava a distância, não dava ouvidos a ela, quando o chamava. Já a Lili, toda vez que a mãe dela começava a corrigi-la, como dedo indicador próximo ao seu focinho, ela rosnava e tentava mordê-la. No caso do Bred, expliquei a minha amiga que ela deveria ao invés de brigar com ele para que ele se aproximasse, deveria sim, estimulá-lo com petiscos e com tom carinhoso pra que ele aprendesse que se aproximasse, ganharia presentes, ao invés de brigar com ele para que ele se aproxime, fizemos umas brincadeiras, durante os três dias, que já começaram a surgir efeito, No caso da Lili, tratavasse de outro tipo de estimulo, neste caso, mostrar a ela que esse tipo de comportamento era inadequada, e seria punido com firmeza e energia concentrada para tal. Mostrei a ela a correção certa, quando ela tivesse aquele tipo de comportamento, virá-la de barriga pra cima e contê-la até que a mesma aceitasse o domínio dela, e repetir algumas vezes e observar se ela mudaria o comportamento.
Elas praticaram e perceberam que são capazes de controlar seus cães, em situações as quais elas já tinha se dado por vencidas. Apesar das idades dos cães, pois ambos já haviam completado o primeiro ano, elas perceberam, com a atitude certa e firme, conseguiram eliminar o comportamento indesejado, e no caso da Lili, criar um comportamento novo, e o Bred, vou ser repetitivo, mas será preciso, quando os donos agem com eles com o atitude certa e repetidamente, os cães aprendem com relativa facilidade, basta que para isso, os donos acreditem que são capazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário