De todas as perguntas dos donos, que estão necessitados de orientação para fazerem seu cão os obedecer, ou ensina-los o lugar certo dos dejetos, entre outras necessidades relacionadas, nunca ouvi essa: Como faço para fazer meu cachorro prestar atenção em mim?
A resposta pode variar de elementos, o certo é que se ele não estiver prestando atenção em você, nada acontece.
Primeiro fato que o faz não prestar atenção em você é: existem muitas coisas para o seu cão prestar atenção, em determinados momentos, muito mais interessantes que você, por tanto, não fique chateado se seu cão, por exemplo, quando existe outro cão por perto, ou quando há comida em uma altura que ele consiga pegar, não lhe der a mínima, ou então, durante o passeio, as milhares de informações que podem conter em um simples poste.
Existe maneiras de reverter isso, mas seu esforço e atenção são fundamentais.
Como sempre algumas regras serão importantes, e as correções e estímulos necessário também, dentre elas estão:
Seu cão deve associar o nome dele, para tudo, para isso você deve chama-lo sempre pelo mesmo e desde o dia que chegou na sua casa. Por um motivo simples, quando você pronuncia-lo, ele tem que te olhar, imediatamente.
Segundo, estímulos positivos, são melhores que negativos, para ele se aproximar de você. Oferecer um petisco, com um mesmo gesto e uma palavra, em tom calmo e firme, será mais apropriado do que usar uma tom esbaforido, gritado e bravo.
Enquanto estiver no passeio, ele tentará se aproximar de um outro cão, exigia que ele se sente, para então aproximar do outro cão, com cuidado para não assustar o outro. Não será fácil, por isso, mantenha-se firme na ordem.
Durante o mesmo, ele pode se distrair também como cheiros em postes e superfícies, melhor é você mudar a direção da caminhada, usando um zig-zag, meia volta e andar em círculos pode ajudar bastante. Sim, as pessoas vão achar que você louco, mas quem não é um pouco.
Me contem o resultado, o importante é um cão super ligado ao dono, em todos os momentos. Rodrigo Werkema
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário