Essa semana circulou este vídeo nas redes sociais, é realmente interessante aproveitando a repercussão, decidimos falar um pouco sobre a importância de se controlar os horários, assim como o comportamento do seu cão durante a alimentação.
Você deve fornecer por dia ao seu cão a quantidade recomendada no rotulo da ração de sua escolha de acordo com as necessidades do seu animal. O alimento não deve ficar disponível o dia inteiro na vasilha, recomendamos que se divida a quantidade diária em porções, quantas vezes ao dia fica a seu critério, mas recomendamos que a alimentação seja servido três vezes ao dia, até os cinco meses e após está idade, duas vezes ao dia, serão suficientes, estabelecendo um tempo de espera, de no máximo, 30 minutos.
Os motivos pelos quais o alimento não deve ficar disponível todo o tempo ao cão são vários, como: atrair ratos, baratas e moscas, podem carrear patógenos ou substâncias nocivas, contaminando a ração, que acarretará prejuízos a saúde do seu animal. A exposição ao ar e a água prejudica a integridade da ração, que perdera qualidade,
Outro fator importante, além dos citados acima, é o fato de que você, consegue controlar, realmente, quanto o seu cão está comendo por dia.
Um cão saudável, nesse caso, com a organização da refeição, pode ser fator facilitados para perceber, caso ele está doente e passando algum mal estar. Um dos primeiros sintomas de várias doenças e a perda do apetite.
Além do horário de alimentação outro fator importante é o comportamento do seu cão durante o fornecimento da ração, acredito que com treinamento diário e dedicação todo cão é capaz de se comportar similar aos cães que aparecem no vídeo.
A alimentação pode influenciar no comportamento e obediência do seu cão você sempre deve fornecer o alimento ao seu cão quando estiver calmo, nunca quando ele estiver latindo, inquieto e agressivo, esses tipos de comportamentos não devem ser influenciados, logo, se você tem um cão que se comporta assim durante a alimentação, procure orientação profissional para que você possa aprender técnicas que farão o seu cão ficar calma para que você possa alimenta-lo. Agora se você já tem um cão calmo ou vai começar ensinar um filhote a como se portar ao se alimentar, exija sempre que ele espere a sua aprovação para que coma e certifique-se e demonstre a ele que você pode intervir ao qualquer instante e pedir que pare de comer o que lhe foi oferecido.
A grande importância de se ter o controle do comportamento do seu cão durante o fornecimento de ração ou qualquer outro alimento é que ele não coma tudo que cai ao chão, pois, algumas vezes, isto pode ser algo que o prejudique, além disso, é importante para que você tenha autonomia para fazer qualquer coisa com ele e com o alimento sem que o mesmo tenha reações que não sejam condizentes com o
Ambiente qual ele vive, ou seja, periodizando a saúde e o bem estar animal. Pense nisso.
Esse texto foi criado em parceira com a adestradora e futura médica Veterinaria, Ana Carolina. Rodrigo Werkema.

Nenhum comentário:
Postar um comentário