Que nossos cães tem uma capacidade absurda de aprender coisas, não é novidade, que eles preferem aprender o que é divertido pra eles, talvez, e que eles aprendem mesmo sem estarmos ensinando, pode ser bem novo pra você.
E uma dessas coisas que eles aprendem são: quando passamos por portas e eles não podem passar, ou quando vamos passear e praticamente somos arrastados para o portão, ou também, quando abrimos a porta do carro e eles entram antes de nós, mesma coisa acontecendo na saída.
Vamos falar um pouco sobre esse importante limite e exercício de obediência: o limite de portas, não o físico, que importante, mas o comportamental.
Seu peludo deve aprender a ver a porta aberta, qualquer que seja, mas principalmente as que levam a rua, a não sair por elas, somente após autorização ou com a respectiva guia para passeio.
Temos várias tipos de portas, até mesmo as feitas especialmente para cães. Só a nível de curiosidade as classificaremos algumas em :
1- Grades
2- Fechadas com material transparente
3- Altas
4-Baixas( eles podem se apoiar nelas)
5- Sem visibilidade da outra parte pelo cão
6- Abertura para a direção do cão
7- Abertura para a direção contrária do cão
8- Outras.( cercados, telas, correntes , cordas)
Essa classificação facilitará nosso papo. Pois cada uma delas necessitará de um tipo de exercício. A ressalva é: nunca inicie os exercícios em portas que podem existir chance do nosso peludo imprimir em fuga e consequentemente o risco de se acidentar seja elevado.
Outra coisa muito importante, nossos peludos sabem o momento em que você abre aquela fresta, que tem te obrigado a pegar firme na dieta, e vão passar antes de você. Nosso cães pensam em nossa saúde também.
Última, eles vão testar a porta para verificar se ela irá parar para que eles passem, pois foi isso que sempre aconteceu.
Serão muitos exercícios e repetições para que ele entenda que a porta aberta não é para sua passagem, e sim para nossa passagem. Ele virá somente após ser convidado.
Isso influenciará muito em outras questões de obediência e comportamento adequado ao nosso ponto de vista, como já falei várias vezes, para ele, nosso cão, está tudo certo.
Após esses exercícios, treinados com a presença de um profissional, a fuga não acontecerá mais, podendo avançar para o estágio mais alto, que será o com relação ao portão para entradas de carros, oa vê-lo aberto e não ter comportando de fuga ou saída para área externa, digo rua.
Pense nisso e evite riscos desnecessários para seu peludo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário