quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A determinação dos cães

Já observaram como os cães têm uma determinação surpreendente pra alcançar algo em algum lugar, para tomarem algo de sua mão, para chegar a algum cheiro que lhe chamou atenção, para roer ou destruir seu jardim, ou seus sofás, osso ou algum plástico que lhe desperte atenção, para andar na frente do seu dono na hora da caminhada, ou passar pelo portão da rua quando você menos espera e por fim, para fugir do dono na hora de alguma medicação.
Em outra situação, quando você o presenteia com um osso, dos que eu recomendo o da canela de boi, donos já me contaram que o cão ficou dois dias seguidos somente pra roer o osso todo. Outro exemplo é a esperteza por passar, quando menos imagina, pela porta, antes de você.
Quando você inicia uma brincadeira, ele participa e parece que nunca cansa, querendo estender a brincadeira por horas a fio.
Além desses exemplos, eu poderia citar muitos outros provando que os cães, quando estão concentrados, usam toda sua energia para alcançar aquele objeto de sua atenção. O ideal é que usemos essa determinação para a obediência, como todos deveriam saber, o cão sente alegria por receber atenção do seu dono, esta pode ser usada com o ensinamento de ordens, e também na delimitação dos limites, estes que o cão vai aprender, desde filhote, que sempre respeitará com alegria, durante toda sua vida. Claro que ela, a determinação, está muito ligada à quantidade de energia que o cão, tem uma relação com sua idade e com o nível de atividade que o cão tem durante o dia. Lembrando que esses níveis de energia variam de raça pra raça. Vários cães que participo da educação e treinamento, alguns nem de perto tem o comportamento e o nível de energia descrito nos folhetins das raças. Uma outra questão a ser observada, que sempre gosto de comentar com meus clientes, é que um cão que é muito quieto quando filhote, quando não tem curiosidade e a determinação de filhote, faz se necessário comunicar ao seu veterinário, pois esse comportamento não é natural e pode estar deixando claro algum problema de formação óssea ou muscular. Ou seja, cães saudáveis vão sempre ter curiosidade e a necessidade de descobrir coisas, barulhos, cheiros e seres que movimentos ao seu redor. Meu papel é transformar essa determinação, que sem a devida orientação, pode se tornar desobediência, porém com as regras e procedimentos certos, pode ser transformada em submissão, alegria, disciplina e obediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário