quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ensinar ao invés de castigar

Alguém me convenceu disso que vou falar com vocês e que jamais vou deixar de tentar convencer vocês também. Como sempre procurei colocar limites nos meus cães, se tornou natural pra mim, quando comecei a ter uma visão mais profissional no período que trabalhei no Canil do Milton, essa foi uma das primeiras lições que aprendi sobre eles, com o próprio Milton Cheib : Os cães devem ter um comportamento e espaço bem limitado, principalmente nos primeiros meses de vida, e você deve convencer todos os donos disso, pra que o período em que o cão se tornar adulto, ele não venha a ter problemas comportamentais que desenvolveram nesse período da infância, que com certeza, causarão acidentes e situações desagradáveis aos seus proprietários, algumas reversíveis, com a atuação do treinador, e outros, infelizmente, não reversíveis. Se o dono não tiver uma participação com mudança de atitude e regras dentro e fora da casa, o pior pode acontecer, e ninguém quer isso pra seu cão, e muito menos ser vítima do acidente do cão de outra pessoa. Daí vem a minha pergunta, isso é ensinar ou castigar?
Chegaria a ser engraçado se não fosse trágico, quando donos me ligam contando das peripécias de seus cães, que fizeram coisas que eles não acreditaram, mesmo diante de seus próprios olhos, pra ilustrar, a ultima foi que o cão consegui comer o saco de cimento da casa e o dono me questionou se tem um cão ou um triturador... Além de outras coisas, daí a pergunta, esse cão precisa de alguém pra ensiná-lo ou pra castigá-lo?
Tem hora que eu acho que fico escrevendo á mesma coisas a você, sempre sobre regras, limites, para que o cão se torne o adulto equilibrado, tenham uma convivência boa, sem confusões, que vocês possam ter um cão que lhe obedeça e possa participar das mais variadas situações com seus donos, então eu fico aqui falando com vocês, para isso, castigá-lo, ou ensiná-lo?
Acredito que o cão, e imagino que todos que convivem com um cão, ou conviveram, e até mesmo quem conhece histórias de cães de amigos, eles tem totais condições de aprender o que ensinamos pra eles, e também de aprender o que eles gostam e vêem que tem condições de conseguir, com determinado comportamento e atitude, daí pergunto novamente, esse cão precisa de ensinamentos ou de castigos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário