Tenho observado em alguns dos meus alunos, um processo de destruição, desde vasilhas de água e de comida, passando por itens dos donos, até itens da casa, quando estão soltos no espaço ou também enquanto estão nos canis, ou espaços delimitados para os mesmos.
O primeiro passo para isso, será o cão entender que está solto, ou pela casa, ou pelo quintal, mas não tem que ficar recebendo a atenção de todos que estão em casa, e sim entender que ele pode se aproximar e ficar quieto pertos dos seus donos e somente quando ele for convidado para uma brincadeira, daí sim pode manifestar reações típicas de um cão que está sendo convidado pra brincar.
Latidos, ganidos também tem feito parte dos relatos dos donos, quando os cães querem essa atenção exagerada. Outro dia, um dos meus clientes me relatou que, enquanto fazia sua atividade física diária, seu cão, passava em frente à porta, toda hora com um utensílio da casa, obrigando ela a reprimi-la que segundo ela não surtia efeito, já que ela pegava outros itens. Expliquei pra ela que deveríamos inverter o tipo de estimulo que ela estava criando para o animal, ou seja, fazia parte da brincadeira, inventada pelo animal, a repressão, como que um motivo pra ela pegar outro item, se divertindo nesse ciclo. Frustrante para o dono, porém no entendimento do cão, divertidíssimo.
Sugeri a ela que o que deveria ser feito, antecipar o erro, ou seja, dar um pouco de atenção para o cão, antes de sua atividade, e no momento em que estivesse a realizando, usasse o estimulo negativo, em que o cão entendesse que se tratava desse tipo de estimulo, por exemplo, no caso dela, obrigando o cão co a ordem de ir para o canil, perdendo a liberdade do espaço.
Hoje dia, como falei com ela, seu cão aprendeu a se antecipar a primeira correção, não necessitando mais de correção mais firme, que foi usada com certa freqüência no inicio do processo. Porém, como falei com ela, um processo desses, precisam ser repetidas várias vezes, até que o cão, perceba que não tem recurso para conseguir realizar o que deseja, evitando a atitude errada.
Lembrem se que nossos cães, são bem espertos bem mais que imaginados, o que pode gerar situações desagradáveis e desnecessárias, optando pelo simples e firme, o resultado será melhor, e mais produtivo. Parece complicado em um primeiro momento e descrito no texto, mas na pratica e com a rotina certa, varias situações serão facilmente resolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário