Hoje em dia, fala-se muito em educar um cão, exclusivamente com estímulos positivos. Os defensores desse método ridicularizam os outros métodos.
Penso que esse método tem eficiência, na medida que, o cão tenha passado por um processo de estimulos positivos e negativos. Veja bem, não estou falando de agressividade, violência, gritos ou algo que o valha, e sim, por exemplo, perder a refeição, caso não se alimente no tempo pré-estabelecido, ou ter o espaço para ficar, simulando um castigo, caso tenha um comportamento, não aprovado pelo dono.
Isso pode ser usado durante o comportamento no passeio, e no convívio com outros cães, com os estimulos negativos necessários, através de exercícios, quando o mesmo tem comportamento classificado como errado.
Assim que esses exercícios sejam bem entendidos pelo cão, pode-se, gradativamente, sendo os substituídos pelos positivos, por questões óbvias, diante da sabedoria deles, os cães, vão preferir, os estímulos positivos, tendo conhecimento dos outros estímulos receberá, caso cometa a atitude desaprovada pelo seu dono.
Como em todo o treinamento, é necessários exercícios, repetições e muita, muita paciência dos donos, já que o treinador, conhece bem esse processo.
Sempre procure orientação profissional para educar seu cão, não acredite em dicas de terceiros e sempre, ouça a opinião de mais de um profissional, para a solução de algum problema do comportamento do seu cão. Rodrigo Werkema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário