Existem dois tipos de conexão que você pode ter com seu cão, uma delas é aquela que nem atrevo a falar ou dar opinião, aquela que parece mágica, que iniciou naquela momento em que você viu aquela bola de pêlos, em situação, favorável ou não.... pronto, irá persistir até o último momento, com situações que irão parecer verdade, só quando você contar para alguém que tem um cão mesmo, ao contar para outros, quem não tenham ou nunca tiveram um cão, parecerá a mais pura mentira.
Essa eu tenho com meus e tive com todos que passaram pela minha vida.
Vamos falar de outra conexão, aquela referente a obediência, aquele que faz seu cão fazer o que você quer ele faça, não importando as situações as quais você tenha dado a ordem para ele, nawurlr2 momento.
Vamos entender essa conexão em três aspectos:
1- Quando você estão na sua casa e precisa que seu cão entenda que você não pode brincar e em um outro momento você quer brincar com ele de determinada brincadeira por um determinado momento.
2- Quando vocês estão passando ou correndo na rua e você precisa que ele ande na mesma direção e velocidade que você, não importando o que está acontecendo a sua volta.
3- Quando você precisa que ele entenda que você está na sua casa, recebendo alguém ou determinada situação, a qual ele não pode ou deve ter determinado comportamento.
É importante que saibam que esses tipos de conexões não serão bem sucedidas de não forem treinadas antes, em ambientes equilibrados e os quais nossos cães não estejam com suas energias equilibradas.
A criação da conexão é mais facilmente aproveitada com estímulos ditos positivos, mas eles pode ser, em determinado caso, criando linguagem de forma negativa e se transformarem em positivos, ou vice-versa, dependendo da situação, necessidade e evoluções do aprendizado do peludo.
Exemplo do primeiro caso.
Ir para um lugar específico da casa
Você pode criar uma trilha de petiscos até que ele vai para o lugar somente com um
petisco. Essa é a parte positiva, após ter criado à linguagem para ir para esse "lugar", ao não ir, usa-se a palavra “não” orientado pelo estímulo negativo, fazendo ele entender que agora precisa ir para esse lugar, não por que ele irá ganhar, o que acontecia no início, mas agora, porque você está dando a ordem, independente do que esteja acontecendo no ambiente, ou seja estímulos que estejam fora do seu controle, ele tem que seguir sua ordem, ou seja, esteja conectado a você.
Poderia citar varias situações desse tipo, mas gostaria que se lembrassem que a conexão deve ser criada de forma que seu peludo entenda a ordem como algo bom, em que ele irá se divertir. A construção desse processo, deve ser em
ambiente e energia em que o cão, esteja preparado e treinando-se para esse fim. Com muita paciência e persistência para que esse conexão seja harmoniosa. A outra opção, não é boa, acreditem em mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário