domingo, 22 de novembro de 2020

Você fala "não pode" para o seu cão?

Você olha para o seu cão quando ele está fazendo algo errado e pensa em Falar o quê? 

Hoje em dia é muito comum as pessoas usarem uma expressão. “Não pode”. Bem, antes de usar essa expressão temos que entender algumas coisas. 

A primeira delas é que o seu cão não compartilha do mesmo tipo de linguagem que você usa. 

Para usarmos uma linguagem verbal com cão, devemos ensiná-lo o significado dessa linguagem. 

Segundo ponto é que você pode estar ensinando para o seu cão algo errado. Mesmo pensando que está ensinando algo certo. 

Terceiro ponto, a linguagem do cão é uma linguagem mais direta que a nossa, ele tem mais facilidade de aprender através de estímulos visuais e de contatos/ toques. 

Quatro ponto, a sua linguagem corporal,  influenciará na linguagem com seu cão, por isso antes de falar alguma coisa com seu cão, faça ele te ver, estabelecendo limites e regras regulares, relacionando a palavra ao que ele está fazendo, ai sim, em breve, o "não pode" irá funcionar, após criar esta linguagem. Aí sim você poderá usar a linguagem verbal, sempre palavras curtas, que irá facilitar o arendizado do seu cão, que irá aprender de forma eficiente. 

Quinta e última questão, não fique falando com seu cão a mesma coisa, sendo que ele não está mudando o comportamentoou postura dele, use algumas dos tipos de linguagens abaixo, ou outro tipo de recurso. Como já falamos a linguagem verbal será depois que criarmos o estímulo ou comportamento necessário para você.

Ele aprenderá, através dos estímulos tanto positivos quanto negativos, lembrando que os negativos não tem nada a ver com agredi-los ou fazer qualquer coisa vá contra a natureza do cão, mas que farão ele entender o seu limite e qual o papel dentro da sua casa. Isso é muito importante para os cães que vivem na parte interna, pois nesse ambiente, existem vários itens que podem causar acidentes ou incidentes com ele, pois ele mesmo não tem a menor ideia ou percepção desse tipo de situação, principalmente os filhotes que são curiosos, que estão descobrindo o que chama a atenção do seu dono e o que é mais divertido para ele passar o dia realizando. 

Portanto, independe da fase ou idade do seu cão, ele não pode permanecer todo o tempo solto dentro da sua casa, pois assim, limitando os espaço em determinados momentos, evitará acidentes desnecessários, até que ele entenda o que é certo e o que é errado no seu dia a dia, dentro do ambiente da sua casa. 

Falaremos somente dessa parte interna, pois, passeios, relacionamento com outros cães e outras pessoas, deixaremos para uma outra oportunidade.

Pense nisso! 

Rodrigo Werkema 
Especialista em comportamento canino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário