sexta-feira, 19 de junho de 2009

Gostar dos cães é querer a felicidade deles, a verdadeira...

Por gostar tanto dos cães, eu gostaria de vê-los todos felizes, ao lado de donos capazes de entende-los e multiplicar a alegria deles. O que não acho justo, é donos sem o conhecimento suficiente, despreparados que transformam seus cães em seres fóbicos, desajustados, inquietos e ansiosos, por consequência desobedientes e infelizes.
O maior problema nessa situação é a incapacidade do dono de lidar o comportamento do seu cão, entender suas necessidades naturais, suas expectativas, vamos voltar um pouco na história.
Quando os cães, descendentes dos lobos se aproximaram de nós seres humanos, para se alimentar com mais facilidade e proporcionar segurança e bem estar para nós. Eles caminhavam, ou melhor, migravam vários quilómetros pra conseguir comida, e tinha um nível de organização e disciplina, com um líder assumindo seu papel de maneira bem clara e objetiva, sendo respeitado por todos os demais, onde cada um assumia o seu papel, o que era a diferença entre viver e morrer em sua matilha. Então após esse período de adaptação como nós seres humanos, nós começamos a coloca-los pra trabalhar para nós, pastorear, caçar, fazer guarda, puxar coisas e trenós, para após isso ganharem seu alimento. Com a mudança da vida rural pra vida urbana, o cão perdeu a maior parte do seu trabalho, ficando sujeito a espaços pequenos, sozinho e sem uma atividade especifica, resultando em distúrbios de comportamento e cães super ansiosos, influenciados também pelo comportamento inadequado do dono.
Como gostaria de convencer os donos que, limitando o comportamento dos cães na idade de 2 até 12 meses de vida, corrigindo-os de maneria certa e coerente, a relação dele com seu dono será a segunte: Tirando a "liberdade forçada" dele nessa fase por 10 meses pra ele ter muito mais "liberdade concedida" nos próximos 10, 11 15 anos. Dependendo do raça, podendo participar de vários momentos especiais na sua companhia. durante toda a sua vida, já que na sua terceira idade ele precisara de cuidados especiais e não grandes atividades e eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário