Nessa onda de calor, que estamos vivendo em Belo Horizonte, e viveremos nas próximas estações. Uma grande preocupação não somente com os humanos, com os cães,tem sido com a com a hidratação, calor que eles tem sentido, respiração ofegante, e comportamentos relacionados.
Os cães sentem tanto calor, quanto nos nesse período? O quanto isso poderia causar mal a eles? O que fazer para aliviar um pouco esta condição climática para eles ? Já reparou que seu cão, passa um tempo, principalmente na parte da manhã, deitado no sol, se banhando, mesmo com esse calor?
Os cães são seres muito mais adaptáveis a essas situações climáticas do que nós, principalmente por que eles não precisam sair todos os dias para trabalhar e ficar na rua todo o dia, indo devim lugar para o outro, saindo e entrando de ar condicionados.
O sol, é fonte de energia, para todos os seres vivos, não sendo diferente para eles. Claro que o calor causa mal estar em nós , como eles.
Evite longas caminhas nos horários apos entre 10h e 16h, principalmente se seu cão tem a pelagem longa e escura.
Troque a agua dele, 4 vezes por dia. Colocar uma toalha úmida para ele se deitar, também alivia o calor que ele possa estar sentindo.
Se possível, fracionar a alimentação deles e duas ou trés vezes por dia, é excelente para que ele coma menos nas refeições, se alimentando melhor, pois com calor , eles tendem. comer menos, assim como nós . Observe seu cão, em caso de diarréias, vômitos, prostração, leve e imediatamente ao veterinário de confiança.
E na época do frio ? Olha o treinador falando... Claro que você tem todo o direito de se preocupar com o bem estar do seu cão, proporcionando um ambiente adequado para ele, dando atenção a limpeza, conforto e condições plenas para ele, evitando, por exemplo que ele fique exposto à chuva.
Durante esse período, você pensando no bem estar dele, escolhe aquela caminha linda, ou aquela roupa que ficou perfeito nele, coloca veste nele a noite, na manhã seguinte, tudo esta destruído. Já imaginou que ele pode estar tentando te dizendo algo?
Uma hipótese é, você não está dando a atenção que ele gostaria, ou não está gastando a energia que ele precisa gastar, ou então, que a cama nem a roupa, estão proporcionando o que você imaginou que proporcionaria a ele, ou seja, o protegendo do frio.
Minha opinião, ele tentou, picando em pequenos pedaços, é o jeito que ele descobriu de te dizer que algo está errado.
Dica. Claro que seu cão ter o lugar dele, sua cama é importante, mas só depois que ele entender isso.
Alguns se adaptam com roupinhas, sapatos, outros não, se esse é o caso do seu, ok, caso contrário, menos roupinhas, sapatinhos, para ele.
O organismo do cão está bem mais preparado para condições climáticas frias. Pois a maioria dos cães, anda por ai com uma blusa, seu pêlo, gorro, suas orelhas que protegem o ouvido, e com um aquecedo instalado no corpo, já que a temperatura do cão, é naturalmente maior que a nossa. Então não se incomoda , ou preocupe de mais muito com isso.
Você me dirá, ele fica tremendo, pois isso, não necessariamente, isso significa que ele está com frio. Rodrigo Werkema.
sábado, 3 de novembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário