Quando você quebra algo que usa, que gosta, preocupa-se logo em providenciar outro, também quando perde, quando estraga.
Já parou para pensar por que seu cão não se preocupa com isso, ou seja, sempre roendo e destruíndo todas as coisas deles e as suas também? Sem pudor algum, sem peso na consciência. Um descuido, alguns minutos, pronto, algo que você deixou ao alcance dele, destruído em uma centena de pedaços.
Você vai ao pet, olha na internet, e compra uma dezena de brinquedos, todos para seu cão roer, se divertir, passar seu tempo. Resultado, ele roei seu sapato, seu ferro de passar roupa, seu celular, seu tênis, enfim, suas coisas.
Você briga, coloca de castigo, prende, fala bravo, compra mais brinquedos e nada adianta, e você se perguntando por que?
Dica: Já parou para pensar que esse tipo de comportamento, pode ser uma consequência, de alguma atitude sua, ou da falta dele. ex: Quando você deu seu chinelo, seu sapato que não usa mais, ou sua camiseta velha para ele picar ou destruir, quando ele era bem pequenino, e agora fica bravo com ele quando ele está destruindo todas as outras coisas da sua casa, as suas também. Pense nisso.
A seguir vou citar e tentar evitar algumas das possíveis causas do destruidor de coisas, tais como o incomodo do nascimento e troca dos dentes, ansiedade, e aqueles que transformam o ato de roer, em hábito. Rodrigo Werkema.
Por que ele destroi coisas.
Digamos que seu cão chegou na sua casa, com uma idade entre 45 dias ou 60, pode olhar ai dentro da boca dele que vai ver, ou tem somente alguns dentes, com pontas afiadas feito facas.
Talvez você não saiba, mas esses ainda não serão os dentes definitivos dele. Quem tem filhos vai saber em partes do que estou falando.
Os cães precisam roer coisas, desde enquanto ele está acordado, até a hora de dormir. Nesse período, de crescimento dos dentes, e na troca deles também, que ocorre do sexto, sétimo mês, até por volta do décimo ou décimo primeiro mês, variando de tamanho e raça.
Este é o momento mais importante para você intervir, na questão comportamento, que pode, a médio prazo, te causar muitos problemas. Escolha brinquedos adequados para ele saciar sua vontade. Estes você achara em pets e sites relacionados a esse tipo de produto.
Dica: Você deve aproveitar o período de limitação do espaço, para o filhote aprender a se organizar, no que diz respeito aos dejetos, para eliminar esse mal comportamento. Retirando desse lugar itens que seu filhote tem o potencial para destruir, tais; baldes, vassouras, panos, fios, cadeiras, mesas, espumas, roupas, enfim, tudo que caiba dentro de sua boca.
Evite também escolher presentes para o seu cão, que sejam para ele roer, para aliviar desse incomodo que ele viverá nesse período, tenham ou sejam da mesma composição dos itens e adornos da sua casa.
A seguir vamos entender a ansiedade que faz seu cão roer tudo que vê pela frente, na sexta, os erros que transformam seu cão em um roedor nato.
Tem gente que quando está ansioso, se entope de comer, ou roei as unhas, ou não dorme, enfim, existe uma infinidade de coisas que você pode fazer quando está ansioso, para tentar amenizar seu quadro.
Já parou para pensar o que é ansiedade? Ou por que está ansioso? Não nos aprofundemos muito ...
Pode ser por algo que você espera a tempos, e está se aproximando o dia ou hora, ou por algo ou alguém, que aconteceria ou faria algo, que você gostava muito,não fez, ou aconteceu ou acontecerá mais. Vamos trazer para o universo dos cães.
Seu cão é o ser mais lindo, carinhoso, afetivo, brincalhão, enfim, tudo para você. Enquanto ele é pequenino, você passa o dia inteiro pensando nele, quando chega na sua casa, qual a primeira coisa que você faz ? Vai direto a ele, aperta-lo, beija-lo, enfim, vai criar nele essa tal ansiedade que falei antes.
Bem, com isso, ele também criam essa expectativa, essa reação, esse comportamento. Que vai de latidos, ganidos, até o tal " roer". Ainda bem que ele não sabe roear as suas proprias unhas, e nem abrir a geladeira para pegar comida.
Então ele vai usar o único instrumento que tem, para chamar sua atenção e cobrar de você, ou quando sente que você não fez com ele " pensou" que faria, na hora que faria e como faria, aquele comportamento. Ele vai usar sua boca, seus dentes.
Por isso, quando ele ver qualquer coisa, que sinta seu cheiro, ou associe a você, vai deixar o recado dele.
Dica: Pense como vai interagir com seu filhote, nos primeiros meses de vida dele, ou enquanto ele está na sua casa. Brincar, rolar, fazer carinhos no seu cão, na hora certa, é uma coisa, transformá-lo em um "hiperansiosoroedor" é outra coisa.
Quando você deixa para mudar sua atitude sempre para o dia seguinte, transformando seu cão em roedor nato, amanhã eu falo.
E agora, chegou na sua casa um cão, depois se transformou em um castor, e agora?
Pode perguntar para qualquer pessoa, dente de cão é para roer, triturar, partir, destruir. Não fui eu quem enventou isso.
Toda hora que você distraí dele, está destruindo alguma coisa, ou sua, ou da sua casa, ou do seu carro, ou seu jardim, ou todos eles.
Quanto mais você chama, mais chama atenção, do seu jeito, ele apronta mais e mais .
Ele já está com mais de 12 meses. Os" entendidos" te falaram a uns 6 meses atrás que, quando ele ficasse adulto, pararia com isso.
Então, ele parou? Nada, pelo contrário,
cada manhã, uma surpresa na madrugada, cada fim da tarde, uma surpresa durante o dia, de quem é a culpa? Como fazer para enterromper a seria do destruidor?
Reeducar é um processo mais difícil, e vai precisar da ajuda e presença de um especialista, que vai ter que te acompanhar por um tempo. De quem é a culpa, sua. Rodrigo Werkema.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Reportagem confusa;
ResponderExcluirdê dicas mais diretas.
O que pode e o que não pode!