sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Quarto passos para o paraíso com seu cão
Como você sabe que está tudo bem com sua saúde? Quando vai ao médico.
Quando você sabe que seu carro tem um problema? Quando você o leva ao mecânico... ou quando ele para na rua com você... Eu sei, mas não venham atrapalhar minha introdução... continuando... (Pensando bem, quando seu cão para na rua, o popular " empaca" durante o passeio, não andando mais nem um centímetro, também nos dá a entender que tem alguma coisa errada) enfim... Quando você descobre que tem alguns coisa errada no comportamento do seu cão?
Quando você conversa com um especialista, não um entendido, (tem textos sobre conversas com entendidos e os resultados delas logo abaixo) .
Você acaba descobrindo coisas erradas sobre o comportamento dele, que nem percebia.
Percebe também, atitudes positivas, suas que já contribuem para a melhoria e o bom comportamento dele, só que você não as prática como rotina, somente quando ele apronta uma daquelas. Infelizmente vai perceber também que boa parte da indisciplina dele, tem a ver com suas atitudes, ou falta delas.
O papel do treinador, nesse primeiro momento é alertar a todos que convivem com o cão, sobre a própria atitude dos donos, para que, daí em diante, a mudança dele ocorra.
Dica: Se vocês estabelecerem regras certas desde a chegada do seu filhote ou adotado em casa. Quanto aos cães que já passaram os primeiros 12 meses de vida, estabelecer as novas regras com consistência, persistência, jamais eles aprenderão ou mudarão o comportamento inadequado com vocês.
Esse é o primeiro passo. Segundo passo, é o momento certo para corrigir o seu cão, depois, o terceiro é combinação com todos que tem contato com ele, para terem as mesmas regras, facilitando o entendimento e o desenvolvimento dele, acelerando o processo de aprendizagem dele. Quarto passo, e convence-los disso tudo.
Segundo passo: Depois que o leite ferve, e já entornou por todo o fogão, adianta ficar se lamentando?
Quando você vai abrir um refrigerante após uma queda, e seu gás simula a abertura de um espumante,em dia de festa, não adianta tentar fecha-lo novamente, ou seja, depois que ocorreu, a tal situação indesejada, não tem como voltar atrás. Ficar se lamentando, nada mudará.
Trazendo para nosso mundo, no comportamento dos cães, não conseguirá corrigir ou educar seu cão após ele ter cometido o "delito". Existe a hora certa de corrigi-lo, quando o mesmo, se comporta de uma maneira, que você considera inadequada.
Esta correção, tem um momento certo, e deve ser praticado com regularidade, frequência, até que o cão, através das repetições e os determinados estímulos, entenda que deve aprender aquele comportamento, ou evitar aquele outro.
Dica: você já conhece seu cão, já leu a respeito de alguns dos maus comportamento dos cães. No caso do comportamento errado do seu cão, não espere que ele faça o errado para dar a ordem, e entrar com a correção, antecipe a atitude dele e faça valer a sua ordem, a sua vontade.
Para o comportamento certo, estímulo-o com um incentivo, petiscos funcionaram bem nesse situação.
Então lembre-se, seu cão não aprenderá o que voce quer, sem sua participação, assim com não irá parar de fazer o errado, sem a sua proibição.
Terceiro passo. Antes eu falei sobre a hora certa de corrigir, ou estimular seu cão a fazer o certo.
Mas quem escolheu o que é certo? Quem escolheu o que está errado?
Imagino que, se for perguntar para seu cão, tudo que ele faz, está certo, e tudo que você quer impedir ele de fazer, você está errado.
Primeiro combinado, é com todos que convivem com o cão, diariamente, ou com uma determinada rotina, entendam p que está errado e o que está certo que seu cão faça.
Ex. Se todos concordam que subir em camas ou sofás, está errado. Todos devem exigir que ele não suba nessas superfícies, combinando também, uma correção específica para isso.
Dica. Converse com todos da casa, sobre, primeiramente, todos sobre as coisas erradas seu cão faz, e as coisas que gostariam que ele aprenda, um consenso entre todos que participam da vida dele.
Dai em diante, elaborar e traçar metas para que ele aprenda o que decidiram, e parem de cometer os erros e atos de indisciplina que todos não permitirão mais.
No quarto passo, Vou tentar convencer vocês que, quando seu cão sabe que você é o chefe, ele será um cão muito mais feliz.
Esta liderança influenciará inclusive na saúde dele.
Quarta e ultima tentativa da semana, de convencer a vocês os benefícios de ter fazer seu cão te obedecer. Como eu devo começar a escrever, mostrar meus argumentos, para que vocês entendam, que seu cão, vai ser muito mais feliz, muito mais saudável, sabendo que você é o chefe?
Primeiro deles. Quando você vai a um nutricionista, para organizar sua dieta, você só o procura, quando chega a conclusão que algo está errado. Ela vai brigar várias vezes com você, no entanto, você vai adora-la. Isso acontecerá com seu personal, seu professor de línguas, e mais uma infinidade de outros profissionais, que vão brigar com você, te cobrar esforço, mudança de postura, você vai ama-los, por que isso? Por que eles te ajudam a organizam a vida, saúde, e te transformam em um ser melhor, um profissional melhor.
O lado do cão, desde a 15, 20 mil anos, após um não tão tranqüilo processo de domesticação, quem topou ficar ao lado dos humanos, precisava trabalhar, ou seja tomar conta das propriedades, do gado, evitar que aves destruíssem as plantações, funções, serviços, que consumim boa parte de tempo e energia deles, em troca de uma porção de comida e alguns poucos carinhos.
Voltando para o hoje. Cão que não obedece seu dono, é privado de várias situações divertidas, que poderia compartilhar tranquilamente, se tiver um bom comportamento. Cão que obedece, entende seus limites, fica mais tempo solto, tem contato maior com os donos, e terceiros, se não for de guarda. O passeio é muito mais divertido, menos cansativo e muito tranquilo. Além dos riscos de acidentes, fugas, destruir coisas, quedas ao pular em você ou em terceiros, brigas com outros cães na rua, serão situações que jamais, você ira estar refém delas.
Pense nisso, tenho certeza que valerá a pena.
Os momentos vividos ao lado dele, por toda a sua vida, serão inesquecíveis de forma positiva. Rodrigo Werkema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário