sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Aprendendo a não pegar coisas no chão

Continuando a série de treinamento, hoje o tema é: Não pegar coisas de comer no chão.
Os cães, por estarem muito perto chão, e terem seu faro como seu guia, e não manterem as relações de higiene e limpeza, como nós, não se incomodam, nem um pouco, ao achar algo no chão, coloca-lo na boca, coisas que jamais veríamos, muito menos tocariamos, e por motivo nenhum, colocariamos na boca.
Nos perguntamos, por que tão facilmente eles colocam na boca?
Primeiro, que eles tem facilidade para achar, devido ao sistema alfativo muito evoluído, não temos dúvida.
Segundo, que eles tem uma divisão bem simples, é orgânico, serve, para comer, mais antes vou lamber para ver se posso comer agora mesmo. Terceiro, eles tem um órgão, é como se fosse o tato, já que não usam como nós usamos, esse órgão que não temos, em sua língua, para experimentar ie descobrir isso.
Em algumas casas, o problema é a possibilidade de ser envenenado, outras, que pegam tudo que cai pelo chão da casa, próximo a mesa ou na cozinha, outros durante a caminhada. Dentro de casa, farelos, restos de comida, em um primeiro momento pode não causar um problema, mas se nesses farelos estiver algo que não possa digerido pelo cão, o risco a saúde dele aumenta bastante.
Quanto ao passeio, é bem desagradável ter que retirar algo que você não sabe bem o que é, da boca dele. O envenenamento despensa comentários.
O treinamento deve ser realizado da seguinte forma.
Primeiro passo: Escolha um petisco que seu cão goste muito.
Segundo passo: Jogue e fique dando um passo sobre ele, ele tentará pegar, a qualquer custo, seu objetivo é defende-lo, você deve se movimentar, passo para frente, passo para trás, até que ele desista.
Terceiro passo: Vá aumentando cada vez, de um em um, o número de pestiscos, até que ele não tenha o reflexo de tentar pegar no chão.
Quarto passo: Você jogar o petisco, próximo a você, e exigir que ele não pegue, somente com a ordem de proibição.
Quinto passo: Jogue perto de você, sem ordem o observe, um olhar pode ser usado, sem movimento, nem ordem nesse passo.
Sexto passo: Jogue bem perto do seu cão, sem ordem ele não deve pegar, caso ocorra, repita usando a ordem até que você não precise usar a ordem, mesmo com o petisco esbarrando nele, ele não deve pegar.
Sétimo passo: Deixe esse petisco o máximo de tempo possível, sob sua supervisão indireta, ou seja sempre que ele passar por perto, observe, caso ele tente pegar, use a ordem de proibição.
Após esse período, sempre que estiver realizando alguma refeição, separa uma parte bem pequena, e deixe cair perto dele, caso ele tente pegar, o corrija com a ordem, quanto maior variedade de alimento jogados ao chão e proibidos da ingestão dele, melhor será a percepção dele quanto a limitação e restrição total, quanto a pegar alimentos no chão.
Não existe um tempo específico de aprendizado para esse treinamento. Ele variará por vários motivos, tendo em vista o tamanho do animal, quantidade de repetições e liberdade de trânsito ou não para dentro da casa. Rodrigo Werkema

Nenhum comentário:

Postar um comentário