Antes de qualquer técnica de treinamento direta para seu cão, existe alguns destaques que vale a pena ser deixado claro. Organizar o espaço.
Quando você vai receber um filhote em sua casa, você deve:
Primeiro. Perguntar para a dono dos filhotes, qual a ração que ele está usando com seu filhote, e já providenciar um pacote.
Segundo: leve um lençol para esfregar na mãe, e nos outros filhotes, para que quando ele estiver sozinho na sua casa, não fique tão assustado.
Terceiro: vasilhas de água e de comida de tamanho e material adequado.
Quarto: ele deve ir direto ao veterinário, antes de chegar na sua casa. Para que ele o examine, pegue seu peso e organize o cartão de vacina. Ele te dará demais explicações e cuidados retirando suas dúvidas nessa primeira fase da vida de seu filhote.
Quando chegar em casa, ele deverá permanecer, restrito em um espaço, que falarei amanhã, passo a passo para o treinamento dos dejetos. Rodrigo Werkema.
B-dejetos-07/02- Se é para começar, temos que começar de algum lugar....
A técnica mais importante a ser usada na educação do seu cão, desde o dia em que chegou na sua casa. É a organização dos dejetos. Ou seja, fazer o xixi e cocô no lugar que você considera certo.
Por que se você não ensinar para ele, todos os lugares serão certos.
Não existe um material, ou espaço ou produto que atraía magneticamente seu cão, nem forma mágica, para ele usar esse ou aquele lugar que você escolheu. Existe sim técnica, repetição, paciência e persistência.
Para aquele cão que vai ficar dentro de casa, essa é a regra e o caminho a ser percorrido. Área externa falo amanhã, mas o início é o mesmo para os dois casos.
Antes do seu filhote chegar na sua casa, você deve escolher o espaço para ele permanecer os primeiros quinze dias da vida dele em sua casa. Deve ser protegido contra chuva, calor, frio e sol forte. Não pode ser muito grande, nem lugar de trânsito das pessoas da casa. Também não deve ter muitas coisas que ele possa comer, pegar ou roer. Ele não deve sair, nesse primeiro momento, desse lugar.
Vasilha de comida e água mais próximo possível da porta a qual você tem o primeiro contato com ele.
Espaço todo recoberto com jornal, de uma ponta a outra. Problemas podem ocorrer, ex: se seu filhote picar o jornal, você terá de pregá-lo com uma fita adesiva.
Toda vez que ele realizar os dejetos, será necessário recolher, limpar o lugar, e voltar com o jornal.
Assim ele permanecerá nessa rotina.
Apartir do décimo sexto dia, você observará que ele já definiu um lugar, e provavelmente é o lugar mais longe onde ele está dormindo.
Seu novo trabalho é retirar o jornal, um a cada dia, de onde ele dorme, em direção onde ele está usando para realizar os dejetos.
Após 5 ou 6 dias, restará somente os suficientes para ele usar para se aliviar.
Próximo passo, com o controle da alimentação, amanhã falo, vai deixa-lo transitar por cômodos comuns, sempre por um tempo limitado, sob supervisão, após ter realizados os dejetos no lugar certo.
Este processo vai durar 30 dias, até que ele tenha a liberdade por um tempo maior. A mudança desse treinamento, trata-se de outro treinamento, será mais para frente que conversaremos. Rodrigo Werkema.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário