Hoje me foi feito um pedido: me mande um texto sobre adestramento, questionei, tenho vários sobre isso, no blog e face. Vou mandar... Comecei a ler alguns e até onde li, dos vários que tenho, não vi nenhum que falasse sobre o adestramento. Basicamente o significado dessa palavra, resumindo : indireitar a partir do treino e disciplina.
Na prática, falando de cães, é criar rotinas alimentares, espaciais e comportamentais, para que a relação dele com você, sua casa, e terceiros, seja harmoniosa, evitando incidentes e acidentes, com você, suas coisas e com o próprio cão, como por exemplo, o risco de atropelamento em uma possível fuga pelo portão.
Quando os cães são pequenos, estes riscos existem, obviamente, menores, mas não menor número, do que os cães grandes.
Trocando entre miudos, tudo que você não faz com seu cão, principalmente quando este está dentro da sua casa, participando intensamente do seu dia-a-dia, é "adestramento".
Quem tem um cão sabe disso, ele, tem um capacidade incrível, de te observar, aprendendo a ter um comportamento, ou reações, que melhor lhe interessa.
Na grande maioria dos casos, sensibilizando seu dono e aos poucos conseguindo o que quer.
O básica do treinamento é, evitar isso, fazendo o cão obedecer. Esta obediência passar por 3 pilares. O que você faz, o que o treinador recomenda e como o cão responde. Sendo necessário vários tipos de estímulos para que isso seja alcançado. Com relação ao período e as necessidades, variarão de cão para cão. Então nada parecido com a palavra mágica.
Dica do treinador: procure orientação, direta ou indireta, ou seja, convidado um profissional, ou procurando informações via textos, desde o dia em que pensou em ter um cão, para evitar desapontamentos futuros. Rodrigo Werkema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário