Você treinou o seu cão para ficar sozinho sem causar transtornos dentro da sua casa?
Quando você deixa o seu cão sozinho em casa, quando você chega como a casa está?
Lembre-se que tudo que o seu cão faz para ele está certo, mas para você está certo? Quando você sai e ele não foi treinado para ficar sozinho em casa, ele sempre vai procurar você pela casa ou alguma forma de chamar sua atenção.
Exemplo: Na cabeça dele, quando ele destrói algo que você precisará de tempo pra organizar ou limpar, o que seu cão ganha com isso... Quando você retornar para que você fique mais perto dele enquanto organiza a bagunça dele ele consegue o que quer...
Certo ou errado, destruir ou fazer o que a gente não gostaria que ele fizesse. No "peso" do entendimento do cão, simplesmente ele quer que você permaneça com ele o tempo inteiro, pois, caso ele não tenha sido treinado para ficar sozinho, ele não entenderá esse seu comportamento de afastamento por um tempo indeterminado para ele.
Temos que entender a cabeça do cão, ele acostuma a ficar ao seu lado grande ou praticamente todo o tempo. Quando você não está presente, ele precisa “Te achar” ou “deixar rastros” ou sinal que ele existe e foi abandonado por você. A forma que ele tem pra dizer que ele existe pra você.
Caso você não tenha o treinado para isso, algumas consequências serão ruins para a relação harmoniosa do cão com os elementos da casa, com você, até mesmo com vizinhos, pois alguns cães podem latir, ganir e chorar por horas a fio, sentindo ausência do seu dono. Outros cães podem revirar e estragar itens da casa, em uma clara demonstração que não foi treinado pra ficar só.
Não pense que seu cão vai aprender a ficar só, sem treinamento e preparo para tal, ou que você irá ficar todo o tempo com ele, 24 horas nos 7 dias da semana, pois isso não será a sua realidade. Então, o treine desde a chegada na sua casa pra ele aprender a ficar só.
Pense nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário