sábado, 26 de setembro de 2020

Qual o horário devo passear com meu cão?

Nosso tema dessa semana, é um
assunto controverso, nestes dias fui abordado por uma veterinária ao qual estava em treinamento com dois cães um golden e um border collie, ambos jovem e saudáveis. Ela me informou que devido ao horário, eram 15 horas, "era o pior horários para passear com eles", ou seja, me disse poderia ser ruim para eles devido ao calor...  bem decidi perguntar para ela sob qual segmento científico ela defenderia a opinião dela?

Alem disso, perguntei qual é o parâmetro ao qual ela estava me se baseando quanto as condições indo para atividades com cão nesse período, ela não soube me responder. Perguntei para ela quanto tempo de atividade o cão seu organismo poderia entrar em colapso. Também não soube me responder...informei a ela que devido ao ao nível de árvores no condomínio e ao ritmo da caminhada 30 minutos de atividade, jamais colocaria a integridade física dos cães em risco, ela não ficou muito convencida pedi a ela novamente os parâmetros e as provas físicas/ científicas que poderiam informar que atividade no ritmo que eu estava naquele tipo de clima que eu estava, com as raças, que eu poderia comprometer a integridade física dos cães, mais uma vez, ela não teve argumentos técnicos para me informar. 

Não me convenci com os dela e decidi pesquisar sobre esse tema. Não vi nenhum artigo científico que falasse sobre a relação de passeio e problemas de saúde em cães devido ao passeio, além disso as condições do passeio eram:  lugar bastante a arborizado (sombras em em quase todo trajeto) piso calçamento e a temperatura em graus celsius medida no momento de 25°, ritmo de caminhada lento, com paradas.

Todos nós sabemos que altas temperaturas e atividades extensas podem prejudicar o organismo de determinadas raças e em
determinasses raças, tamanhos, quantidade e cores dos pêlos.
Preventivamente é bom evitar passeios com esses cães e além de atividades intensivas nesse período.
Informo todos os meus clientes que devem evitar atividades com alto nível de esforço para os cães em períodos do meio do dia e princípio da tarde. Porém é necessário que o cão faça atividades físicas regulares sua saúde mental. 

Existirá um maior dano para a integridade física e mental do cão caso ele não tem acesso a uma boa atividade física e uma boa caminhada mantendo os cuidados e atenção com a saúde dele.

Importante saber, caso seu cães sejam de alguma raça específica, a origem de
da natureza de atividadese que eles realizavam e as rotina de grandes deslocamentos no meio da floresta.

Infelizmente a indústria de criação de cães criou raças com várias limitações físicas, tamanhos de focinho, tamanho de pata, constituição de organismos corpos pequenos em organismos grandes que prejudicam e sim a questão de exercícios dos cães, priorizando a questão estética, em vez da saúde. 

É claro que o bom senso é muito importante para o cuidado com os cães durante atividade. Nós também somos somos mamíferos, que precisamos nos reidratar e descansar durante a atividade e também somos reféns do calor e da falta de umidade.

Portanto, somente ter bom senso para levar seu peludo para o passeio, mesmo sendo no meio do dia, um leve passeio não colocará a integridade física dele em risco. Claro que devemos evitar que nossos cães idosos, pêlos escuros e com muito abundância, focinho muito curto e com excesso de peso, expo-lós a altas temperaturas e longas caminhadas em ritmo intenso. 
Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário