Existe várias coisas que você terá que fazer com seu cão todos os dias, alimenta-lo, e uma das mais importantes, por isso o nosso tema da semana é sobre alimentação, além dos itens que podem e não devem ser dados ao seu cão, além de como e onde deve ser servidos.
Se o seu peludo chegou em casa recentemente, adulto ou filhote, com certas já reparou a forma como ele se alimenta. Alguns cães têm o hábito de comer rapidamente a ração quando é servido, alguns demoram um pouco mais para comer.
Devido ao nosso tempo corrido, ou falta dele, tentamos sempre buscar uma alternativa mais fácil para o cãoe termos a certaza que ele se alimentou de forma adequada e na quantidade desejada por nós.
Sempre vemos essa questão da alimentação, baseados em nosso conceito de estarmos alimentados. Pois sentir fome não é um sentimento legal, mas temos que saber que o sistema digestivo do cão é um diferente do nosso, pois quase todas a enzimas estão dentro do estômago, ou seja, enquanto a digestão dos humanos começa após a primeira mordida, com a saliva, nos cães, inicia-se praticamente dentro do estômago.
Por isso a digestão deles começa depois é mais lenta, que a de nós, humanos, consequentemente, ele tem s sensação de estar saciado por mais tempo. Além disso, eles não tem enzimas como as nossas, que preparam nosso sistema digestor para comer vários tipos de alimentos em várias temperaturas com vários condimentos e vários tipos de acidez.
Então entendo a preocupação dos donos em sempre manter o cão alimentado, principalmente o filhote. Como sabemos o cão é muito esperto e começa usar isso, ou seja o processo de alimentação para chamar atenção dos dono. Ouço muitas histórias de cães que comem grão por grão na mão dos donos, dessa forma, conseguem ter atenção do dono quando querem pelo máximo de tempo possível.
Nossos cães são muito espertos, obviamente preferiram comer o que é mais interessante para eles.
Existe uma indicação para os donos substituírem a marca ou savor das rações, duas ou três vezes por ano para que o cão tem interesse e renove a sua vontade para comer.
Quanto aos tipos e variações de rações, existem tipos de rações granulações, mas doces, mais salgados de tamanhos maiores e menores para despertar o interesse e atenção do cão e dependendo da idade, o tamanho também pode variar para ser compatível com tamanhos e força da mandíbula.
Algumas rações são indicadas em casos especiais. porém o que você acha que seu irá preferir comer o quê?
Ele irá preferir comer o que
é muito mais interessante para ele comer, ou seja, o que o dono leva a boca ou o que o que está lá para servido na vasilha de comida?
Esses dias conversei com o cliente ele me perguntou se poderia dar carne de churrasco para o seu cão enquanto fazia o churrasco, expliquei para ele como era uma boa ideia, porém, aconselhei a deixar petiscos do próprio cão próximo do churrasco ele comeria o churrasco e ofereci o petisco para o cão, ele ficou feliz e o cão também.
Ração deve ser servida na vasilha, duas ou três vezes por dia, sendo a quantidade certa indicada pelo fabricante.
Existem donos que fazem a opção pela alimentação natural, mas isso é tema para outra conversa.
Para concluir, pense na alimentação do seu cão a longo prazo, na tranquilidade de todos os visitantes, além dos acidentes e incidentes que podem ser evitados com uma regra saudável das rotinas de alimentação.
Pense nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário