sábado, 31 de outubro de 2020

A Capacidade de armazenamento da memória do cão

     Já pararam para pensar na capacidade que o cão tem para armazenar determinadas coisas e outras não? Por que ele aprende determinadas coisas e outras não? 
      Por que por exemplo, ele sabe onde está a água e a comida? Por que ele não aprende a não pular em você? Por que ele não para de roer sua sandália? 

     Alguns acreditam que tem a ver com a possível inteligência ou falta da mesma do cão, será que é mesmo por causa disso?  
     Claro que não, os cães aprendem o que é do interesse deles através de estímulos que eles sintam segurança ou que se sintam bem e felizes. Além disso, também irão evitar o que não tem segurança e o que eles não entendem e causa “mal” para eles. Mal no sentido de não fazer bem, não estamos tratando aqui, formas de causar o mal para cão de forma somente proposital, e sim para protegê-los do risco a sua vida, por exemplo um atropelamento quando ele não entende que nao dwce fugir pelo portão. 

     Eles, os cães, observam muitos os seus donos, desde o momento que acordam, enquanto estão em casa, quando se preparam para sair, com os cães ou não, o tempo que ficaram ausentes, nesse tempo eles podem criar comportamentos, que na cabeça deles, irá trazer seu donos mais próximos a ele, deixando um " recado para despertar a atenção de alguma forma.
Eles sempre irão observar para entender, na cabeça deles, uma forma como agradá-los e infelizmente nem sempre essa forma de agradar os seus donos é a forma que o dono acredita ele será o melhor comportamento possível ou da forma como o seu dono gostaria. 
Um bom exemplo é a relação do apoiar as patas dianteiras nos donos, ou mordiscadas nas mãos e pernas dos donos, acreditando que estão fazendo uma coisa legal(o cão), uma coisa que agrada o seu dono diante da reação dele, que essa reação seja não gostando, mas reforçando esse tipo de comportamento de uma forma equivocada, ele irá persistir nela, caso essa reação seja realizado de forma de adequada, neutralizando este tipo de comportamento indesejado. 
    Grande parte do donos agem dessa forma, repetido o padrão sem conseguir mudanças do comportamento inadequado, para o comportamento adequado. Pode ser necessário o trabalho de um profissional. Então poderemos dizer que o cão tem, como se fossem, entre “planilhas de Excel” na sua memória criativa, ou seja, para cada pessoa e situação, ele tem uma planilha, uma formula, um comportamento referentena determinda experiência, conforme cada situação ou pessoa o instruiu e estabelece o limite ou cria a linguagem.
Pode ser que ele tenha uma planilha para cada uma das pessoas da casa, e o ativa uma dessas planilhas que o levará a ter o comportamento diferente com essa pessoa. Além disso, ele irá ter a planilha  dele, que o levará a ter a reação “X” com pessoas desconhecidas ou animais que ele não conhece.  
Essa planilha será um resultado de como ele tem a concepção das outras planilhas que foram criadas por quem ele conhece. 
     Por isso a importância de praticar e repetir comportamentos adequados e estimula-los da forma certa, além da importância de fazer isso com comportamentos inadequados, ambos são importantes. 

Então, lembre-se, seu cão te vigia o tempo todo, por isso, use todas essas oportunidades para educa-lo, ao invés do contrário. 

Pense nisso 

Rodrigo Werkema, especialista em comportamento canino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário