domingo, 4 de outubro de 2020

Pensando na felicidade dos nossos cães

Esta semana o nosso tema é sobre como fazer o seu cão feliz. 

Claro que foi uma brincadeira com relação às verdadeiras necessidades de atenção em relação ao bem estar do seu cão. 

Isso pode variar quanto a idade, tamanho, raça ou não do seu peludo. Porém algumas necessidades do cão irão variar somente em questão de intensidade.

Os exercícios necessários, atividades e cuidados para que o seu cão seja um animal tranquilo, obediente e consequentemente feliz.

Um cão infeliz, leia se desobediente, não é nada além de um cão que não sabe as suas regras, não sabe os seus limites. A  medio prazo será um cão ansioso, e a longo prazo será um cão até com problemas de saúde e pêlo de forma precoce. 

Será agitados e sempre irá querer reagir quando verem outros cães, durante a caminhada/ passeio, puxando e queremos farejar e comer tudo na rua, no seu dia a dia, durante alimentação, irão querer comer algo além da ração e com ausência dos donos, irá ficar sem se alimentar. 

Para fazer o cão feliz, é necessário que,  desde o dia da chegada em sua casa, ele saiba do seu papel. Por exemplo, quais são as regras, quais são os padrões que ele deve seguir, estes, estabelecido por seus donos, isso facilitará o entendimento dele, o que fará com que ele seja muito mais feliz.

Ele saberá que o seu papel em casa é de colaborador e não ditador de todas as regras,  tempos das reações e comportamentos dos seus donos,  e demais pessoas que ele tem contato, em sua casa ou na rua.

Então a felicidade do cão tem a ver com a rotina que você estabelece para ele. 

Um cão que só fica no quintal ou dentro do apartamento sem uma atividade, sem uma atenção direcionado para ele,  gastará energia, realizando atividades, além de controle de obediência, ou seja, coisas erradas. 

Por isso, será um cão infeliz e ansioso, em que os seus donos só aproximam dele pra alerta-lós das coisas erradas que ele fez, ou seja, broncas... Com comportamentos e manias inadequados, consequentemente um cão infeliz. 

Mas deve estar se perguntando, como  cão demonstra estar infeliz, sendo que ele não demonstra infelicidade como nós humanos, pelo menos em partes, demonstramos.

Apesar que hoje em dia alguns cães têm apresentado patologias como depressão e ansiedade, e tem sido medicados como os humanos, eles demonstram de outra forma.

Nesse período em que o cão não está feliz, podemos observar comportamentos, tais;

Não alimentar bem na ausência dos donos. 

Chorar ou latir na ausência dos donos. 

Em alguns casos como já pude presenciar, até roer a própria unha.

Fobias como roer pedras, paredes, plantas e tecidos. 

Não querer colocar a coleira para o passeio.

Existe muitos comportamentos, mas somente a repetição deles que pode ser observado e desrespeito como causador da infelicidade dos peludos.

Portanto ao pensar na alegria felicidade do seu cão, pense que ele precisa ter a sua atenção, saber quais são os seus limites, gastar energia tanto dentro, quanto fora de casa, além de ter atividades que se dono possa participar de forma direta e indireta. 


Pense nisso.   

Rodrigo Werkema

Especialista em comportamento canino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário