domingo, 18 de outubro de 2020

Quando seus cães são incontroláveis na rua, o que fazer?

Já pararam para se perguntar por que os cães andam latindo durante o passeio donos? 

Já pararam para pensar também, porque os cães andam puxando e tentando brigar com outros cães durante o passeio? 

Será que isso é um comportamento comum dos cães? É da natureza deles realizar esse tipo de comportamento? 

Você já parou para pensar também, quando é que isso iniciou, se isso acontece com seu cão? Quando é que você percebeu ou permitiu que ele começasse a dar os primeiros latidos, rosnados ou os primeiros puxões? Qual atitude você teve nesse momento?  

A atitude do seu cão, é o resultado disso é quase um tipo de passeio que não acontece mais uma aventura divertida, alegre e saudável, e sim um filme de terror ou suspense, o qual você está sempre em risco e na eminência de acontecer algo inesperado ou terrível, além disso, você nunca sabe se vai terminar bem no final do passeio, ou seja, como se cada esquina acontecesse uma uma aventura. 

Lembre-se que todos esses comportamentos, latidos, puxões agressões ou tentativa de agressão contra pessoas em outros cães, foi um comportamento desenvolvidos e criados pelo cão com o consentimento do seu próprio dono. São exemplos disso, cada centímetro andando na frente, no início do passeio, cada farejara a mais no chão, cada dúzia de demarcações de território com a urina, os quais você não tomou a providência ou atitude correta para inibir, dizer para ele que ele estava errado, potencializou o seu próximo comportamento e que levou a esse filme de terror. 

Como já disse em textos e vídeos anteriores, o comportamento ideal do cão na rua, inicia-se como momentos antes da coleira estar em seu pescoço, segundo por cada passagem de porta até a caminhada propriamente dita. 
A forma e o tipo de coleira que usamos para os exercícios, a paciência e a repetição que faremos com que ele, o fará entender que quem está ditando o ritmo, as regra, direção e sentido da caminhada somos não, não eles. Acredite, ele será mais feliz com esse entendimento.

Falando um pouco sobre a guia, ela  cumpre duas funções especiais, a primeira evitar que o cão sofra acidente incidentes durante o passeio os quais podemos citar, atropelamentos, pegar coisas inadequadas no chão para comer e aproximar ou pular em pessoas/crianças que não tem contato com o cão, quem podem sofrer queda com esse tipo de comportamento dos cães. Além disso é uma questão de cidadania e respeito andar com o cão na guia.

Segundo objetivo é transformar o passeio em algo divertido para o cão e para o dono, claro que o cão tem as suas necessidades durante o passeio, porém elas devem ser respeitadas em seu devido momento. Pela hierarquia de quem está conduzindo cão durante o passeio, ou seja, ppr você, não por ele. Existiram momentos em que o cão deve seguir o seu condutor, realizar os seus dejetos e também se divertir farejando algo interessante ou até mesmo brincando com outros cães ou outras pessoas, mas tudo devidamente organizado pelo condutor.

Além da guia, A forma como o dono lida, trata e estabelece as regras com seu cão influenciará de forma direta no seu comportamento na rua. Então, depende de você, da orientação adequado e guia adequada pra que o passeio com seu cão seja algo extremamente divertido, pense nisso! 
Rodrigo Werkema,
Especialista em competimento canino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário