sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Cuidados com a futura mamãe, Nascimento, o desmamar do filhotes.

Passado todo aquele processo descrito pelos textos da semana passada. A certeza da fecundação, é hora de começar a preparar a futura mamãe, para que tudo ocorra da melhor maneira possível, tanto para ela, quantos os filhotes, para que todos estejam saudáveis após nascimento.
Como sabem, e jamais vou deixar de falar com vocês, qualquer processo de gestação deve ser acompanhado por que médico veterinário. Quando existe complicações, mais de perto ainda.
Meu objetivo descrever, preparar vocês para que tenham um melhor entendimento deste processo.
Questões de alimentação e vermifugação da futura mamãe, são prioridade. Ela deve ter uma alimentação diferenciada, alguns cães podem ter a ração substituída por ração de filhotes, outros com a introdução de vitaminas complementares.
A vermifugação da mamãe, antes do nascimento dos filhotes, é importante, pois ela que ajuda, nos primeiros dias de vida, entre 15 e 30 dias, a fazer os dejetos, ela os lambe estimulando os mesmos a fazer. A ausência de vermes, deixa esse processso mais saudável, para ambos.
As atividades, passeios e brincadeiras, podem ser mantidos, até dias próximos ao 50 dias, claro que em ritmo mais tranquilo, em percursos menores, e em horários em que o calor e sol, não esteja a pino, antes das 10h da manhã, e após as 17h.
Provavelmente tenha me esquecido de algo, sintam se a vontade para as perguntas.
Um espaço tranquilo para ela ter seu parto, é muito importante. A grande maioria das raças e mestiços de mesmo tamanho, o nascimento ocorre sem necessidade de interferência nossa. Observá-lo e auxiliar, deixara o parto mais rápido e limpo.
O importante é preparar a caixa da maternidade, ou seja, um espaço, um caixote com 3 paredes, com altura de 10 até 20 cm, para que somente a mamãe possa sair dela, e altura do chão no mínimo de 3 centímetros. A lateral que não tiver a parede, ficará encostada na parede da casa, nos primeiros 20 dias. O tamanho deve ser de forma que ela possa se deitar de lado, para amamentar, e tenha a mesma distância para os filhotes.
O ideal é pegar folhas de jornal e recortar em tiras, de 2 a 4 centímetros, e colocar lá dentro da maternidade.
O resto, a mamãe fará, não se assuste quando ela comecar a fazer movimentos como se tivesse cavando a caixa, na cabeça dela, esta fazendo o ninho o dia do nascimento está próximo .
Vocês, "mães" e "pais" devem manter a calma, sem agitação, e nervosismo.
A mamãe sabe, por extinto, manter tudo sob controle. Vocês devem observar o tempo de nascimento, geralmente uma diferença de 40 minutos de um filhote para o outro.Vou poupar vocês dos líquidos e da placenta do processo, a mamãe dará um jeito neles. Quando se inciar o nascimento, avise seu veterinario, que ele dara mais dicas. Caso esse tempo seja ultrapassado, faça massagem a barriga da mamãe, com carinho, você conseguira observar se existe algum filhote dentro da barriga dela, caso não, pode acender o charuto, pois nascimento realizado com sucesso, caso contrário, pegue um lençol, dobre e coloque a mamãe sobre ele, filhotes em uma caixa de papelão, dependendo do tamanho deles, uma de sapatos serve, e rumo ao seu veterinário.
Passado o período da gestação, relativamente tranquilo, se nenhum imprevisto estiver ocorrido, o do parto, este, quem já teve ninhada em casa, sabe que não tem como dizer que foi lá, muito tranquilo, mas realizado com sucesso e todos os recém nascido saudáveis.
Hora dos cuidados com eles.
Nos primeiros dias de vida, eles não abrem os próprios olhos, então são 100% dependentes da sua mamãe, para aquecê-los, para os seus dejetos, enfim, para tudo.
Nosso papel, e deixar água limpa e bem fresquinha e alimentação adequada para ela, em um ambiente protegido contra chuva, frio e tranquilo.
Se o período do ano for uma época fria, adaptar uma luz, das antigas mesmo, sobre a maternidade, a um metro de altura, serve para aquecer, a altura é para evitar acidentes.
Entre 8 a 15 dias do nascimento, olhos já funcionando. Começa o período de exploração do espaço, mesmo com dificuldade motora, pois seus corpos ainda não conseguem mante-los de pé, por muito tempo.
20 a 30 dias, movimentação ok, olhos ok, seu organismo já é capaz de realizar dejetos, sem estímulos da mamãe, ai que seu trabalho começa de verdade, manter a maternidade sempre limpa.
Manter sempre limpo o local onde a turma esta, é importante para a saúde deles, como para a educação para os dejetos, veja os textos abaixo, falando sobre isso.
Bolinhas de pêlo andando por todo lado, uma festa e uma trabalheira só. Melhor restringi-los a um cômodo da casa somente. Organizando o espaço. ( veja texto abaixo)
Após 30 dias, será necessário tomar a primeira dose da vacina, consulte seu veterinário.
Nessa fase da vida deles, ao aproximar para brincar, vai perceber que seu dentes, da primeira dentição, já está por lá, como pequenas laminas afiados, feito uma faca. Espetando também as mamas da mamãe, que aos poucos, vai diminuindo tempo de amamentação deles. Seu papel, providenciar para eles, vasilhas de ração, esquentar água, e colocar na vasilha, não transformando ela em sopa, mas a ponto que ela fique amolecida, para que facilite a vida dos filhotes, na nova alimentação deles, ajudando a desmama-los. Entre 30 e 45 dias, processo finalizado.
A água morna na ração, vai diminuindo proporcionalmente, nestes 15 dias, até que não seja necessário mais na ração.
60 dias, tudo resolvido, já pode ser providenciado outros lares, para serem encantatos pelos pequenos. Rodrigo Werkema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário