Todo mundo adora um filhote, mas já procurou saber como nasce aquela bolinha de pelos?
Quem tem fêmea, quando ela entra no ciclo do cio, fica apavorado para que ela não realize um cruzamento indesejado.
Aposto também que já ouviu algum entendido falando em esterilização ou castração dos cães de rua.
Neste texto , vou falar das diferenças de tamanho e peso, para o cruzamento, sobre castração, do processo propriamente dito, o cruzamento. No final darei uma dica para saber se a fêmea vai aceitar o macho.
Existe um macho, existe uma fêmea, não necessariamente, teremos filhotes em breve.
Não pense também que uma fêmea maior que um macho, não existira o cruzamento. Ela ficará em um lugar em que o macho alcance a altura para consumar o fato, por exemplo meio fios ou degraus de escada.
Quando a femea é muito pequena, e o macho 3 vezes maior, esta possibilidade é muito pequena, mas existe.
Cães do mesmo tamanho, se nenhum dos dois, já realizou o cruzamento, também existe a possibilidade de não ser consumado.
Um macho muito pesado, a possibilidade de não ocorrer o cruzamento, é grande também, um banquinho pode ajudar.
Um macho muito velho, assim como uma fêmea, correm risco de vida grave, o primeiro, durante o cruzamento, o segundo durante o parto.
Claro que trata-se de regras gerais, mas como todas, existe a exceção.
Sabe-se que todo cão macho e fêmea, saudável, é capaz de ser um reprodutor, o macho, apartir dos 9 ou 10 meses, já é capaz de realizar o cruzamento. No caso das fêmeas, apartir dos 6 meses, sempre após entrar no período chamado cio.
O processo do cruzamento, vou falar amanhã.
Para evitar, definitivamente esse processo de reprodução, realiza-se de um processo cirúrgico, o qual você pode esclarecer em detalhes com seu veterinário, interompe-o ciclo do cio da fêmea, não criando condição orgânica necessária para o macho, fecunda-lá.
Já o macho, o processo de produção de espermatozóites é interrompido. Existe mais de um tipo de incisão, para esse processo, converse também, com seu veterinário, o metodo preferido por ele.
Este procedimento, pode ser realizado nos primeiros meses da vida dos cães, tanto para machos como fêmeas.
Mitos. O comportamento do seu cão não vai mudar, pelo menos a médio prazo. Ele não ficará mais triste. Nem ficará obeso, por causa do processo da castração.
Um dos únicos objetivos da esterelização efetiva dos cães, é evitar o crescimento indiscriminado, que podem causar várias doenças, transmitidas entre eles, e para seres humanos.
Quando Você está andando na rua, existe uma grande chance de arrumar um"namorado" para seu cão com seu macho, ou fêmea, ou vice-versa, passa outra pessoa, com uma fêmea, ou vice-versa,da mesma raça, você acha ela bonita, o outro dono também, vocês resolvem que eles podem cruzar, ou seja, ter filhotes.
O ideal é que um deles já tenham cruzado alguma vez, de preferência o macho.
Vocês devem trocar telefones, e-mail, facebook, pois é necessário aguardar que a fêmea entre no período chamado cio. Ciclo o qual, ela estará com o corpo preparado para ser fertilizada pelo macho, para que a fecundação ocorra.
O ideal é que a fêmea vá na casa do macho, pois o contrário, ele demarcará todo o território, causando aborrecimento e sujeira desnecessária na casa da fêmea. Caso eles ficam na área externa, não faz grande diferença, qual deve ir para casa do outro.
Fêmeas, geralmente entram no primeiro cio, do 6 até o 12 mês. Não é indicado realizar o cruzamento antes do terceiro cio, ou seja, após 1 ano e 6 meses, por varias razões, dentre as duas principais: seu corpo ainda não está devidamente formado, causando deformações no mesmo, e maturidade para cuidar dos filhotes, podendo ocorrer o abandono deles, ou até mesmo, o extermínio dos mesmos, pela mãe imatura. Este processo de gestação dura em torno de 60 dias.
O macho deve receber a fêmea em dias alternados, durante 3 ou 4 dias. Os dias alternados servem para que o macho, digamos, recupere suas energias.
Você terá certeza que a fecundação ocorreu, quando o macho ficar agarrado com a fêmea, em uma cena de certa modo curiosa, um para cada lado, por um tempo que pode variar de 3 até 10 minutos.
Certeza mesmo que o cruzamento? Com exame clínico realizado pelo seu veterinário, a curto prazo e médio prazo, observando sua barriga, e aumento das glândulas mamarias, que estão bem abaixo da sua barriga. Tendo certeza disso, agora é aguardar. Na semana que vem, darei dicas sobre os cuidados com a futura mãe, processo de gestação e a chegada dos filhotes.
Enfim após ter falado sobre influência do tamanho e peso, no cruzamento, castração, e o processo do cio da fêmea, assim como os períodos.
Com certeza deixei de comentar um tema ou algo importante, quem ficou com alguma dúvida, pode ficar a vontade para as perguntas.
Ficou faltando falar, então, como vocês terão certeza que a fêmea, está no dia certo, para receber o macho para o processo.
Quando se inicia o período do cio, a vulva, sim, aquela parte lá de trás da cadelinha, por onde ela faz o xixi, dilatará, então iniciará o processo de sangramento, que durará em torno de 10 a 15 dias. Só após esse período, que a ela aceita o macho.
Dica. Com a femea de pé, passe os dedos de cima na parte trás da pata traseira dela. Observe. Ela movimentará o rabo imediatamente para o lado, troque a pata e faça o mesmo, caso ela movimente o rabo para o outro lado também, significa que ela está no período ideal para o cruzamento, não perca tempo. Rodrigo Werkema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário