Já parou para pensar quando os cães viraram cães?
Pensou que eles sempre foram esses companheiros, de tamanhos e pelos variados, podendo ser do tamanho da palma da não ou até atingir 70, 80 quilos, alguns atingindo 1 metro e meio de tamanho, não não, a situação nem sempre foi assim ....
Eles nem sempre foram assim, companheiros, carinhosos e dóceis com todo, ou aquele que trabalham junto com vocês na segurança e guarda da sua casa e família ?
Teve uma época que os homens precisavam se defender de animais selvagens, que começaram a se aproximar das cidades, atacando crianças e mais frágeis, quando se afastavam das cidades.
Depois os seres humanos viram que estes seres selvagens, poderia consumir parte do lixo que era produzido nestas cidades. Dizem que foi por ai que as relações entre cães, então lobos, e humanos, se iniciou.
Este é um tema muito controverso, de onde vieram, como vieram, quando vieram viver conosco, dentro de nossas casas.
Como ocorreu essa aproximação e se transformou em parceria, a ponto de ser criado o jargão" o cão é o melhor amigo do homem". Existem várias correntes de estudiosos sobre esse tema.
Quanto mais eu estudo, pesquiso, participo de cursos, pergunto para um especialista, a resposta é diferente, uns falam em 10 mil anos, outros 30 mil, outros tem provas que foi bem antes, provas arqueológicas, outros dizem que não, que este materiais não comprova isto. Uns falam que eles são descendentes do lobo americano, outro vêem indícios de são dos lobos europeus, que, com as migrações de alguns povos, trouxeram juntos para o continente americano, exemplares de animais parecidos com os cães, já mestiços entre cães e lobos, em processo de domesticação. A verdade é que estão entre nós a bastante tempo, nos causando alegria, companhia, segurança e retribuindo cada carinho, sempre nos dando atenção e nos respeitando, não por que somos, nem pela aparência que temos, nem condição economia ou social, e sim por que fazemos com ele e os tratamos, mesmo nas coisas mais errada que ele fazem, após nossa bronca, daí algum tempo, lá vêem eles, com a calda abanando, ou até com o brinquedo preferidos para refazer as pazes. História e bom saber sim, mas melhor preocuparmos com o que fazemos com nossos cães hoje, para que eles continuem ao nosso lado por muito tempo e também pelas próximas gerações nossas. Rodrigo Werkema.
sexta-feira, 15 de março de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário