A idéia era falar sobre o tamanho do rim de um cão, aproximadamente, para orientar e tranquilizar-los, sobretudo, aquele tipo de comportamento que o cão tem, durante o passeio, fazer o tal xixi por todas as árvores, postes e esquinas próximas a sua casa, no trajeto do passeio.
Isso não é necessário, pois com duas ou três paradas já são necessárias para esvaziar o seus rins.
Mas fui fazendo uma pesquisa e outra, conversando com uns amigos veterinários, e resolvi que deveria falar sobre o órgão, funcionamento, deficiências, tamanho e possíveis tratamentos quando eles não funcionam como deveriam.
Primeiro ponto: Não existe diferença do tamanho de nenhum dos rins, entre cães machos e fêmeas.
Cuidados: Evite outros tipos de líquidos que não seja água ou água de côco, outro recomendado por seu veterinário.
Existe doenças, a principal é a insuficiência renal. Existem exames específicos para constatar tal deficiência, mas você, observando a urina do seu cão, caso esteja amarela de mais e com cheiro forte de mais, diferente do que está acostumado a sentir, é necessário informar ao seu veterinário para que ele tome as devidas providências.
Existe tratamentos para tais deficiências, dietas, rações específicas, assim como medicamentos.
Em situações mais graves, pode ser indicado a cirurgia de transplante renal são elas: cardiopatias graves, insuficiência hepática, Leishmaniose (cães), FIV ou , tumores malignos e idade superior a 10 anos.
Dica: A água deve ficar sempre exposta para seu cão, todo o tempo, em temperatura agradável, limpa, não sendo necessário de filtro , em um lugar protegido contra sol e calor. Maiores esclarecimentos, converse com seu veterinário.
Quanto a capacidade de armazenamento de líquidos pelos rins, por ser um órgão esponjoso, varia por; quantidade de água bebida, tamanho do cãozinho, atividades realizadas, pelagem, tipo de focinho, cor do cão, tipo de alimentação, temperatura ambiente... Rodrigo Werkema.
sexta-feira, 8 de março de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário