sexta-feira, 22 de março de 2013

Corrigir,repetir, educar, repetir, conduzir, repetir, caminhar repetir, aprender....

O que significa correção para você? Pergunte agora para seu filho, ou seu pai p que acha sobre isso, ou no seu trabalho, ou para o seu chefe, ou para seus colaboradores?
Já parou para pensar que seu cão, pode estar te corrigindo também?
Aqui falamos só cães, mas na hora contextualização, uso exemplos mais próximas, para vermos que a coisa é muito mais complexa que imaginamos.
Digamos que você vê um cão fazendo algo absurdamente errado, que você precisará explicar para esse dono, que está tudo errado, o que ele pensa que está certo, sobre o comportamento do seu próprio cão, como faria para explicar que ele precisa de algum tipo de correção, para obedece-lo, como faria ?
E situação oposta, quando você está corrigindo seu cão, e os outros não " entendem" e dizem que você está " judiando" dele, como explicar?
Uma coisa é corrigir, ensinar, dizer para seu cão que não pode fazer algo, para evitar acidentes com você, ele e terceiros, facilitando o relacionamento dele, com você, na hora do passeio, com outros cães e todas as situações, previsíveis ou não, na vida dele, outra coisa é gritar, agredir, usar força ou material inadequado para descontar a sua raiva, por seu cão ter feito algo errado.
Poderia falar sobre algumas sugestões de correções, nada especifico, nem muito complexo, entender o processo da correção, que é mais importante.
Seu cão não faz nada de errado para te irritar, para te atrasar ou para te fazer passar vergonha diante dos seus amigos, ou terceiros na rua.
Mas ele precisa aprender que não deve, por exemplo, se lançar encima de todos que vê, e também não deve te jogar no chão durante o passeio, quando vê outro cão, ou embolar a guia por suas pernas, para mais um "pipi". Mais uma centena de coisas, daquelas que você olha bem para ele, dá um largo sorriso e pensa: "vou te matar".
Corrigi-lo é guia-lo, orienta-lo, dizer para ele o que é certo ou errado, guia-lo pelos caminhos da obediencia, essa última foi para soar poético...
O trabalho é: repetir, repetir, repetir e repetir, algo que você queira que ele realize, ou não realize. Com sorte lá pela décima vez, você observe alguma mudança, certo mesmo que terão coisas que você precisará repetir, talvez uma centena de vezes, depende da intensidade e da situação.
Corrigir é educar, educar é algo difícil de explicar, mais difícil ainda de se praticar, com a freqüência necessários para nossos cães aprenderem, mas valerá a pena, pois é algo bem possível e palpável, quando iniciamos do zero, e vamos vendo as evoluções.
O resultado, quando o vislumbramos logo ali na frente, de vê-lo se comportando enchendo seu dono de orgulho, deixando nos entusiasmados com essa mudança e seu aprendizado.
Convencer os outros sobre este passo a passo, em determinados momentos cansativos,outros divertidos, falta palavras. Rodrigo Werkema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário